Páginas

sábado, 12 de maio de 2012

Tutorial - Criando o efeito "Out Of The Box"

Tutorial gentilmente cedido pela amiga Fátima Meira - @mfatima. Sigam o perfil dela... Sempre fotos fantásticas!!!

Hoje vamos mostrar como fazer o efeito Out Of The Box, que consiste em destacar uma parte de uma foto/imagem como se estivesse saindo de uma caixa ou moldura. Bom.. Acho que uma imagem vale mais que mil palavras, então, vejam qual será o efeito conseguido ao final deste tutorial:

Nível de Dificuldade:


Para este tutorial você precisará de:

App Juxtaposer ($2,99 na App Store)
App Montage Lite (Gratuito na App Store)

Qualquer outro App de edição para cortar as imagens.

1 - Crie uma foto branca. Como fazer isso? Você pode fotografar uma página em branco e tratá-la com o máximo de brilho (brightness) para deixá-la totalmente branca, ou, pode abrir uma página em branco do Safari e salvá-la no seu álbum, clicando nos botões Home e Desligar do Iphone simultaneamente; isso irá salvar a página em branco no álbum do seu Iphone;

2 - Simule que vai postar esta foto no Instagram;

3 - Aplique o filtro Earlybird;

4 - Clique na seta para baixo, para que a tela do aplicativo fique somente com a moldura;

 
O efeito deverá ficar como nesta imagem acima.


5 - Salve esta imagem no álbum de fotos clicando simultaneamente nos botões Home e Desligar do seu Iphone, isso criará uma imagem no seu álbum que é a “Janelinha ou Moldura” que vamos usar para fazer a edição;

6 - Agora, abra esta imagem em qualquer app que tenha a ferramenta de recorte e retire a parte que não interessa. No meu exemplo abaixo utilizei a própria ferramenta de edição da galeria de imagens do iOS:

Basta selecionar o quadro e tocar em Recortar.

 7 - Se você não quiser fazer todo este processo, disponibilizamos uma imagem já cortada e editada, basta salvar no seu aparelho, apesar que recomendamos que faça o processo para aprender e utilizar o mesmo recurso em edições futuras:


No seu iPhone, toque sobre a imagem e selecione "Salvar Imagem".

8 - Agora, escolha no seu álbum uma foto para recortar os elementos. Para exemplificar, escolhemos esta:

A idéia é isolar somente o relógio de sol

 9 - Abra o app Juxtaposer:


10 - No app escolha a opção: Start new session > Load image. A primeira imagem que se pede é a imagem que será o fundo ou base, localize no álbum de fotos do Iphone a moldura que acabamos de criar;




11 - Agora, abra a foto que você escolheu (a do relógio de sol) na Opção Load image:


12 - Comece a apagar as partes da imagem que você não deseja com a ferramenta Erase (menu inferior do Juxtaposer), passando o dedo na parte da imagem que você não deseja:


Dica 1: se o fundo da imagem a apagar for branco, para realizar o recorte, clique no quadradinho vermelho no menu superior. Isso vai facilitar muito o seu recorte, e evitar que a imagem fique com falhas:


Dica 2: faça um zoom com dois dedos na tela, para que o recorte fique mais detalhado. Isso melhora o efeito do "Out of the Box".



13: Quando acabar de limpar a imagem deixando apenas o objeto que você deseja, faça um acabamento mais fino nos limites do objeto com a ferramenta que apaga, escolhendo a opção mais à direita e diminuindo o tamanho da “borracha”


14 - Agora, salve seu trabalho. O Juxtaposer oferece três formas de salvar: salva a imagem, salva a sessão e salva o objeto (opção save masked top imagem as stamp); essa última opção é que vai permitir você colocar o seu objeto recortado em qualquer outra imagem, como se fosse um carimbo.

15 - Agora, para trocar a imagem de fundo, clique em Load/Add e depois “replace base image” . Carregue (load) a nova imagem de base (moldura ou janelinha) e mova e aumente ou diminua para onde você quiser o seu objeto.


17 - Isso cria uma imagem com o fundo sendo aquela telinha;

18 - Para colocar o objeto fora da janelinha: Abra o app Montage e carregue a imagem da Moldura ou Janelinha. (shape>frame>add (movimente, diminua e coloque onde quiser a moldura)

19 - Dentro do app Montage, diminua e posicione onde quiser a moldura

21. Salve com o comando: Save (Maximum -> Render -> Save to photolibrary)

22. Agora, abra o Juxtaposer e use essa imagem como base e acrescente o objeto que você salvou como Stamp (Start new session -> Load image (imagem criada no Montage) -> load stamp (escolha o objeto)).

23. Aumente, diminua, posicione o objeto e salve (save session ou save image).


 24 - Envie o resultado final para o Instagram. Não esqueça de utilizar as tags #outofthebox e #artenoiphone.

Veja mais trabalhos de nossa amiga @mfatima e inspire-se para fazer os seus #outofthebox:







Não se esqueça de seguir o perfil @artenoiphone no Instagram! Até o próximo tutorial!

Um comentário: